Curta e Siga


Existe atividade física para quem tem hérnia de disco?







Para quem pratica atividade física pode ser comum as dores nas costas, principalmente na região da coluna lombar. Conhecer a causa da dor faz com que ela seja resolvida com mais eficiência e menor tempo, proporcionando a volta à atividade mais rapidamente. E ao saber qual é a causa dessas dores é que muitos esportistas se deparam com a hérnia de disco. 

hernia-de-disco

A hérnia de disco acontece quando, por aumento das forças exercidas no núcleo pulposo, esse se desloca e rompe o anel fibroso, indo em direção ao canal medular ou em direção aos espaços por onde passam as raízes nervosas, gerando compressão destas estruturas . Ou seja, o material gelatinoso do núcleo sái do centro do disco e ocupa os espaços das estruturas adjacentes, comprimindo-as. Quando o núcleo pulposo apenas se desloca sem romper o anel fibroso, empurrando-o contra as estruturas ao redor, chamamos de protrusão discal. Neste caso, o material gelatinoso não extravasa, apenas empurra o anel fibroso, causando uma compressão mais leve. Essa compressão causa dor e pode causar sensações de dormência ou enfraquecimento de membros. 

Leia também:

Osteopatia em Cervicobraquialgia
O tratamento da lombociatalgia através da acupuntu...
Fibromialgia e tratamento multidisciplinar
Prevenção de dores na coluna em gestantes

A hérnia discal pode aparecer com dor ou não.  No ínicio do processo, é díficil a pessoa sentir dor.  E a grande maioria das pessoas só sentem dor quando o processo está avançado.  Uma vez diagnosticado o problema somente o tratamento gradual pode corrigir a causa. 

O tratamento passa por algumas fases. Mas quando a pessoa está em crise é importante diminuir a inflamação. Repouso e tratamento de fisioterapia são essenciais nesta fase. O objetivo desta fase é diminuir e cessar as dores. Para isso evitar movimentos acentuados e que possam aumentar essa dor é fundamental.

Com o fim da dor, o tratamento acabou, certo? Errado.  É preciso corrigir a causa do problema. Se a hérnia apreceu, é porque alguma estrutura estava enfraquecida ou em posição errada. É hora de alinhar a sua postura e fortalacer estruturas enfraquecidas. Para isso há várias técnicas como o RPG, Osteopatia, Energia Muscular dentre outras.
Uma vez a dor controlada e o ínicio do fortalecimento específico começado, é hora de retornar a sua atividade física.

O retorno a atividade física depende do grau de lesão que você teve e da sua condição física. Estar atento a qualquer sinal enviado pelo corpo é fundamental para que não haja uma recaída de crise. O mais indicado é ter ajuda profissional durante toda essa fase. Se nã for possível contar com os serviços de um fisioterapeuta ou treinador familiarizado com a recuperação de problemas de coluna, tente manter o seu médico informado sobre a sua progressão e procure ajuda se apresentar qualquer sintoma.


E lembre-se que  o processo de envelhecimento é natural e inevitável, a melhor forma de evitar a dor nas costas por causa da hérnia de disco é prevenir, começando com bons hábitos posturais para evitar que movimentos que parecem bobos no dia-a-dia acabem acarretando uma patologia que pode atrapalhar os planos para uma nova prova ou meta.

Já acessou o blog Dores na Coluna hoje???

Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Hérnia de Disco, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário