Curta e Siga


Deslocamento da coluna vertebral





Ela atinge 3% da população brasileira, pode ser operada sem a necessidade de internação, mas, se não for tratada adequadamente, é capaz de levar à morte.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 5,4 milhões de pessoas sofrem de hérnia de disco no Brasil. Mas o que realmente é essa doença?

"A palavra hérnia significa deslocamento de algo para fora de seu lugar. Na hérnia de disco, o que ocorre é um deslocamento do núcleo. Isso pode ser comparado ao que acontece quando a capa de uma almofada se rasga e parte da espuma do recheio sai. Geralmente o fragmento de núcleo que escapa de dentro do disco comprime uma das raízes do nervo ciático, provocando dor forte em uma das pernas, o sintoma conhecido como dor ciática", explica o médico Pablo Miguel.

Segundo o especialista, a hérnia é resultado de um desgaste do disco. E esse desgaste está relacionado a vários fatores, como estrutura genética do indivíduo, atividade física, peso e tipo de trabalho. "Não existe hérnia causada apenas por um fator isolado, mesmo nos casos em que a doença se manifesta depois de um acidente ou esforço. Costumam existir outros fatores a que contribuíram anteriormente para o problema", esclarece.

Para Fernanda Motta, 42 anos, não tem coisa pior que sentir a dor ciática. "Eu descobri que tinha hérnia de disco quando meu marido chegou em casa, e eu estava toda torta no chão sem conseguir me levantar. Procurei um médico e foi diagnosticada a doença. O que passou a minha dor foi anestésico cirúrgico", conta.

Com Catarina Fontana, a situação foi diferente. "Sempre achei que hérnia de disco era algo terrível que me obrigaria a viver com uma dor insuportável. Mas nosso corpo se adapta rapidinho ao incômodo e a dor constante, que chega uma hora que você nem percebe mais. Eu não sou fã de remédios e prefiro sempre confiar no meu corpo, mas às vezes é preciso uma ajudinha", afirma.

Ciático é o nome do principal nervo do membro inferior. Esse nervo forma-se da união de várias raízes nervosas que saem da coluna. "Ele começa mais ou menos na altura da nádega e se distribui por todo o membro inferior. A dor provocada por problemas no nervo ou nas raízes nervosas da região lombar, que são as que formam o nervo, é conhecida como dor ciática ou ciatalgia", afirma Miguel.

Tratamento

Na maioria dos casos o tratamento é conservador, não cirúrgico, consistindo de fisioterapia e medicação para a dor e inflamação do nervo, seguidos de programas de exercícios. "A cirurgia é reservada para os casos em que o tratamento conservador não surte o efeito desejado ou em que o nervo está muito lesado", diz o médico.

Hoje em dia existem vários tipos de cirurgia, desde os tratamentos percutâneos, sem cortes e sem hospitalização, até as cirurgias maiores, com fixação da coluna e colocação de implantes metálicos (artrodeses).

Recentemente surgiram as técnicas de artroplastia, em que o disco é reconstruído com próteses que mantém a movimentação normal da coluna. "A indicação do tipo específico de cirurgia dependerá do caso de cada paciente, sendo julgados vários fatores para se tomar essa decisão", explica Miguel.

O procedimento cirúrgico mais comum é a microcirurgia para hérnia discal, em que é feita apenas a retirada da hérnia através de uma pequena incisão nas costas, usando-se o microscópio cirúrgico. "Nos últimos tempos temos substituído o microscópio pela aparelhagem de vídeo, realizando a microcirurgia vídeo-endoscópica, que permite o uso de incisões ainda menores e recuperação pós-operatória mais rápida", afirma o especialista.

Para Fernanda, o pior da cirurgia é o pós-operatório. "Eu sofri muito no início. Até hoje tenho que ter muito cuidado. Não posso fazer exercícios físicos. Mas as dores passaram", comemora.
Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Hérnia de Disco, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário