Curta e Siga


Dor de coluna na criança pode ser Hérnia de Disco?








Não é comum termos hérnia de disco em crianças, se pensarmos nas causas que mais levam a essa patologia. Mas não é uma coisa impossível de acontecer.

A hérnia de disco é uma lesão da coluna vertebral, caracterizada por dores nas costas ou pescoço, que pode irradiar para os braços e pernas. Ocorre quando um disco vertebral sai de seu devido lugar e comprime outras estruturas. É a principal causa de dores nas costas de 15% da população mundial.

Tipos de hérnia de disco

  • Protrusas: O disco se alarga, mas contém o líquido gelatinoso no seu centro. A base do disco se avoluma e fica mais larga que o diâmetro de origem. As paredes do disco poderão tocar em regiões e áreas de grande sensibilidade nervosa, gerando dores e incapacidades.
  • Extrusas: A hérnia de disco lombar extrusa é uma condição ortopédica muito frequente e importante que afeta os discos intervertebrais da coluna que funcionam como verdadeiros amortecedores. A patologia se dá quando há o rompimento desse anel fibroso e o conteúdo gelatinoso interno ou núcleo pulposo sai por meio de uma fissura na membrana, havendo perda de contato dos fragmentos extravasados com o seu meio interno.
  • Sequestradas: A hérnia de disco sequestrada é aquela que rompe a parede do disco e o líquido gelatinoso migra para dentro do canal medular, para cima ou para baixo. Além da pressão na raiz nervosa, provoca inflamação e compressão contínua. É o tipo de hérnia que provoca a chamada dor química, pois esse núcleo pulposo, quando fora do seu ambiente natural, tem propriedades químicas ácidas e provoca dores insuportáveis. O paciente se apresenta com postura antálgica, inclinando o tronco para o lado que lhe dê conforto. Neste caso, a melhora só será possível com medicamentos, repouso ou até mesmo cirurgia

Má postura ou distensão muscular  e tensão causadas durante um jogo de futebol, uma brincadeira ou uma queda, por  exemplo, são alguns dos principais gatilhos. Carregar excesso de peso na  mochila escolar também é comum, pois causa desconforto nos músculos, nas  articulações, no pescoço e nos ombros.

A longo prazo, a carga extra  afeta a postura da criança, o que pode levar à escoliose (quando a coluna fica  mais inclinada para um dos lados), hiperlordose (aumento da curvatura da coluna  cervical e/ou lombar) ou hipercifose (a famosa corcunda, um aumento na  curvatura da coluna torácica). E mais: a obesidade infantil, problema que  atinge uma em três crianças no Brasil, segundo dados do IBGE, também pode  provocar dores. O acúmulo de gordura na região lombar sobrecarrega a coluna e  pode enfraquecer os músculos que a sustentam.

Discite é uma inflamação do disco intervertebral que provoca dor na coluna de crianças, mas também pode ocorrer em adultos. A causa ainda é estudada, mas o que se sabe é que é uma infecção que ocorre provavelmente em um dos platôs vertebrais, e num segundo momento afeta também o disco.

A dor nestes casos é severa e pode afetar outras partes do corpo como abdômen, quadril e pernas.  O principal exame que pode constatar a Discite, dor na coluna das crianças, é a ressonância magnética. Com radiografias laterais da coluna pode-se identificar que o espaço discal por força da erosão se aproxima do platô da vértebra contígua.

Vale sempre lembrar que a prevenção  é a melhor forma de evitar sofrimento com  dores   na coluna ou desenvolver  problemas ainda mais sérios. 


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Hérnia de Disco, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário