Curta e Siga


Terapia Manual na Hérnia de Disco Cervical








A gente já sabe (ou deveria saber) que a coluna cervical é a parte da coluna localizada no pescoço, e tem a função de sustentar nosso crânio e proporcionar todos os movimentos que realizamos com a cabeça.

Falando sobre hérnia de  disco cervical, ela pode atingir tanto um nervo quanto a medula espinhal, que é a principal via de comunicação entre o cérebro e o resto do organismo.

Pessoas com hérnia de disco cervical costumam apresentar dores nos braços, a chamada cervicobraquialgia. Essa dor parte da coluna cervical e envolve também o pescoço, os ombros e a parte superior das costas. "A dor ocorre quando há compressão do nervo, deixando-o mais sensível aos estímulos dolorosos.

Muitas vezes, a dor causada pela hérnia pode ser confundida com um problema no ombro, como uma tendinite. O que distingue um caso do outro é que a dor causada pela hérnia de disco costuma melhorar quando o paciente apoia o braço sobre a cabeça; já um problema no ombro impossibilita esse movimento porque ele causa dor intensa.

Um dos tratamentos que eu utilizei quando uma protusão discal (inicio da hérnia discal) apareceu em mim foi a Terapia Manual.

A Terapia Manual, que consiste na avaliação diagnóstica, bem como na realização de manobras de reposição canalítica e liberatória para canais semicirculares, e liberação miofascial de músculos cervicais, são realizadas para fins diagnósticos e terapêuticos.

O ínicio do tratamento teremos de focar no alívio da dor para incentivar que o paciente tente se mover. Não se importe com o tempo que está "perdendo" para aliviar a dor do paciente, será tempo ganho se conseguir fazer uma boa abordagem de movimento. Só assim ele terá a capacidade de se mover durante o restante da sessão e começar a restaurar seus movimentos.

Um paciente com hérnia de disco cervical estará com uma série de musculaturas enfraquecidas ou tensas, compensando em busca de uma postura que não cause dor, antálgica.

Isso acontece porque a hérnia diminui a mobilidade cervical (que já é pequena) e gera uma retificação na coluna. É possível que a hérnia, inclusive, afete outras regiões da coluna vertebral, seria uma reação em cadeia.

Durante o tratamento de hérnia de disco cervical precisaremos trabalhar com fortalecimento e alongamento de musculatura cervical de acordo com uma avaliação física e postural cautelosa em busca das compensações. Também precisaremos aliviar a tensão muscular que estará espalhada por todo o corpo, mas principalmente na região posterior da cervical.

Lembre-se, nosso corpo é recoberto por fáscias que fazem com que um grupo de músculos de mesmo sentido de fibras se comportem como um só. Sendo assim, um músculo em tensão na cervical pode refletir em desconfortos e tensões em outras partes do corpo.

Uma dica para quem trabalha com pacientes com dor: sempre escolha a opção mais confortável para realizar os exercícios. Geralmente essa  posição confortável seria o decúbito dorsal, no caso da hérnia de disco cervical.


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Hérnia de Disco, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário