Curta e Siga


Como se forma uma Hérnia de Disco?







A hérnia de disco se forma quando ocorre uma ruptura na "capa" do disco. Essa "capa" é chamada de ânulo fibroso, sendo formado por várias fibras. Quando isto ocorre, o conteúdo (núcleo pulposo) costuma extravasar semelhante a um gel.

O canal por onde passam os nervos na coluna (canal vertebral) tem espaço limitado para o conteúdo líquido e nervos. Portanto, quando o disco começa a ocupar esse espaço limitado, normalmente há compressão neurológica e dor.

Todos nós iremos apresentar algum "desgaste" ou degeneração do disco ao longo dos anos. Esse processo geralmente se inicia aos 20 anos de idade e progride lentamente. À medida que o disco degenera, ele "desidrata", causando fragilidade na sua estrutura e maior suscetibilidade a ruptura e herniação.

Apesar dos fatores que provocam o desgaste na coluna estarem relacionados com o envelhecimento da estrutura, existem atitudes do paciente que favorecem este processo e, consequentemente, a hérnia de disco.

Dentre os principais hábitos ou a falta deles que podem favorecer o desgaste discal, estão:

Má postura

Muitas vezes não nos damos conta da má postura que adotamos em nossas atividades diárias e ela pode acabar favorecendo e muito o desgaste na coluna.

Devemos nos atentar quanto ao alinhamento do corpo e igualmente a distribuição do peso quando estamos em pé para evitar forçar ou sobrecarregar demasiadamente as vértebras, ou articulações de maneira desproporcional, especialmente da região lombar.

Já o tempo que passamos sentados também deve receber a nossa atenção quanto a boa postura. A lombar deve estar totalmente apoiada e os pés igualmente devem estar em contato com o chão ou apoiados em suporte para não tensionar a lombar. Tudo isso ajuda a proteger a sua coluna e a evitar o seu desgaste.

Falta de exercícios físicos

Embora tenha resumido apenas como falta de exercício físico, mais especificamente aqui digo sobre os exercícios de fortalecimento do CORE e musculatura paravertebral, que consistem na musculatura estabilizadora da coluna.

A falta de exercícios físicos, especialmente direcionados para o seu fortalecimento, podem resultar em uma musculatura fraca, que favorece o desgaste prematuro das estruturas osteoarticulares da coluna vertebral.

Atividades aeróbicas e de fortalecimento são opções indicadas para que você consiga trabalhar o fortalecimento dos músculos dessa região.

Falta de movimentação

Em suma, a essa altura você já deve ter percebido que tudo o que a nossa coluna não precisa é de falta de movimento. De fato, a falta de movimento acaba favorecendo o desgaste da coluna.

Isso acontece porque os discos que estão localizados entre as vértebras precisam de movimentação para se manterem hidratados e com isso evitar o ressecamento, um indicador de desgaste na coluna.

No caso da falta de hidratação nesses discos, o indivíduo pode vir a sofrer com hérnias futuramente. Por isso para pessoas que trabalham o dia todo em frente ao computador, além de ser necessário manter a postura acaba sendo importante movimentar-se de hora em hora.

Você não precisa aderir a ginástica laboral, mas levantar e dar uma pequena volta no seu setor já ajuda bastante.

Levantamento de peso de maneira inadequada

Esse acaba sendo um erro clássico que muitas pessoas acabam cometendo e não tem ideia de que isso pode favorecer muito o desgaste da coluna no longo prazo.

Quando você vai pegar um peso no chão ou executar movimentos com muita frequência, por exemplo, a ação mais comum acaba sendo flexionar ("dobrar") a coluna em direção ao chão, mas isso acaba forçando demais as suas costas.

Dessa maneira, você faz com que a coluna esteja levantando o peso. O ideal consiste em fazer o levantamento do peso através do ato de flexionar os quadris e joelhos ("dobrar as pernas") e usar da força das coxas para sustentar o peso que você está levantando. Sempre descendo e subindo com a coluna ereta.

Essa simples mudança na maneira de levantar peso de modo geral já ajuda e muito a preservar a sua coluna do desgaste e, sobretudo, do desgaste precoce.

Para terminar, você vai chegar num nível acima na sua profissão com o conteúdo que vou te apresentar. Clique aqui!




Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Hérnia de Disco, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário