Curta e Siga


Tratamento de Fisioterapia para a sua Hérnia de Disco








O primeiro tratamento conservador da história para hérnia de disco foi preconizado por Hipócrates há mais de 400 a.C., estando registrado em forma de gravura. "Tal tratamento consistia em pendurar o paciente de cabeça para baixo, encostado numa escada por 40 dias e, nessa posição, ele deveria se alimentar, dormir, etc. Tratava-se de uma tração por gravidade.

O fisioterapeuta tem a responsabilidade e compromisso de avaliar e tratar disfunções relacionadas à capacidade motora não deve deixar de analisar o comprometimento das raízes nervosas causado pela hérnia de disco que provoca,além de sintomas como o formigamento e a dor irradiada, uma redução da amplitude de movimento.

Podemos dividir o tratamento conservador em 3 fases:

Fase Aguda, com repouso absoluto por 3 dias na posição mais confortável e uso de anti-inflamatório;

Fase Tardia, em que o paciente apenas apresenta desconforto com a manutenção da elasticidade e tônus muscular associada aos cuidados posturais.

Quanto ao tipo de exercício, os de flexão estão sumariamente contra-indicados nas hérnias discais agudas e nas protrusões discais difusas acentuadas, com dor grave e canal estreito. Já os de extensão estão indicados nas protrusões difusas e focais do disco, fora do período agudo doloroso, com cuidados especiais em caso de artrose zigapofisária.

Entende-se que os exercícios de fortalecimento dos músculos vertebrais na fase tardia (flexão, extensão e abdominais), melhoram a nutrição do disco, por aumentarem a difusão passiva de oxigênio e diminuir a concentração de hidrogênio, pois levariam a uma diminuição da dor nos processos patológicos mecânico-degenerativos da coluna lombar

Muitas vezes, a história natural da hérnia pode indicar que ocorra processo de reabsorção que se segue ao processo inflamatório inicial, com o quadro neurológico e os sintomas da dor desaparecendo. Isso pode ser comprovado pelo exame de IRM ou TC em que, em uma primeira fase, apareça o disco extruso; em uma segunda fase, um halo de reabsorção e de processo inflamatório na periferia do fragmento e, por fim, o desaparecimento da imagem da hérnia discal

O tratamento fisioterapêutico, como método conservador, é eficaz quando há uma junção dos recursos eletroterápicos com a cinesioterapia que é de extrema importância para uma melhora significativa do complexo musculoesquelético, promovendo uma redução da sintomatologia indesejada e melhorando o condicionamento físico do paciente, evitando um procedimento cirúrgico desnecessário
 
Com a evolução das técnicas e das áreas em que a Fisioterapia pode atuar, o tratamento das hérnias discais promoveram benefícios evitando cirurgias desnecessárias a partir do momento que teve o avanço do desenvolvimento dos métodos terapêuticos, partindo do  método clínico que inclui medicamentos e repouso prolongado, para o método conservador fisioterapêutico que inclui técnicas osteopáticas, quiropráticas, hidroterápicas, RPG (Reeducação Postural Global), mobilizações neurais e articulares, Pilates, dentre outras que englobam recursos crioterápicos e eletroterapêuticos

Se você tem algum indício ou diagnóstico de Hérnia de Disco, procure um fisioterapeuta para te auxiliar na condução do seu tratamento e na orientação de exercícios físicos. São os exercícios físicos orientados de maneira correta que farão aumentar a sua qualidade de vida!


Espero que você tenha gostado do texto.

Se você quiser programas de Exercícios específicos para Hérnia de Disco, conheça a página de Serviços da FisioQuality clicando aqui .

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre no grupo do Whatsapp e segue a gente no Instagram..

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário